Google+ Followers

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Endorfinas para Felicidade


A "droga" para conseguirmos a felicidade se chama endorfina. São pequenas proteínas que atuam como neurotransmissores de prazer. Servem na luta contra a dor entre outras coisas, e, sobretudo para nos fazer feliz. A endorfina,"endo" (interno) e "morfina" (analgésico) é uma substância química que dá a sensação de euforia e bem estar. Durante o orgasmo essa substância é liberada na corrente sangüínea. O consumo de chocolate também estimula a produção de endorfina.

A chave para felicidade
        As endorfinas produzem em nosso cérebro sensações muito similares às da morfina, ópio e a heroína, mas logicamente sem seus efeitos negativos. Existem cerca de 20 tipos diferentes de endorfinas, aquelas que se encarregam de transmitir comunicações entre os neurônios. Estes químicos naturais produzem uma analgesia natural e estimula os centros de prazer do cérebro que nos dão sensação de felicidade e aliviam as dores e o mal estar. Mas as endorfinas têm uma vida curta, já que certas enzimas de nosso organismo as ‘destroem’. Deste modo se mantém um equilíbrio interior em nosso corpo. Principalmente quando comemos chocolate, a sensação de prazer é imediato, mas sua duraçao é muito curta. Por isso que quando, mais comemos chocolate mais queremos, extamente por causa da Endorfina liberada que nos traz prazer e bem-estar. Sendo assim, a relação é simples: mulheres com falta de sexo comem chocolate para suprir a falta de endorfina no corpo. Por isso que mulheres comem chocolate na TPM, para proporcionar a sensação de bem estar. E é por isso também que nesse mesmo período a mulher fica mais propicia ao sexo.
As endorfinas foram descobertas em 1975, de uma forma intencional porque existia a consciência de que o cérebro tem receptores auto-produzidos para captar as sensações provocadas pela morfina. Só que a morfina é uma droga endógena, exterior ao nosso corpo.
Tem maneiras de liberar endorfina, mas está claro que as endorfinas são produzidas de modo natural e benéfico e que o estresse e a fadiga gerados durante o exercício físico as ‘cria’. Mas existem outras maneiras para gerar a endorfina, como por exemplo...


Rir;
Entrar em contato com a natureza ;

Ouvir música;

Realizar exercícios de relaxamento, como yoga;
Imaginar situações agradáveis;
Descansar ou dormir;
Praticar sexo;
Tomar café;
Com a dor o corpo também é capaz de produzir um controlador (endorfina) para ‘mascara’ o efeito de uma dor maior.

Um comentário:

  1. Será q é possivel obter essa tal endorfina na dor emocional???? Pq as vezes há pessoas q vivem com depressão, pode estar tudo muito bem, mas essa pessoa encontra alguma forma de sofrer e chorar. Existe o vício da emoção?

    ResponderExcluir